Gestão de Resíduos Urbanos

A EMARVR é responsável pela Gestão de resíduos sólidos urbanos, RU, no Concelho de Vila Real desde 2004. Essa gestão abrange a colocação de contentores para deposição de RU e a sua recolha, cujo serviço está adjudicado a uma empresa privada, e ainda o transporte a destino final de resíduos urbanos indiferenciados. O local de destino destes resíduos é o Aterro, localizado na Freguesia de Andrães, Vila Real, gerido, por concessão do Estado Português, pela empresa Resinorte.

No quadro e gráfico abaixo indicados encontra-se a quantidade de resíduos recolhidos, mensal e anualmente, ao longo dos 10 anos em que a EMARVR é responsável pelo serviço, e que é de cerca de 220.000 toneladas..

qtd rdaat
qtd rdaa

A gestão da recolha seletiva está concessionada pelo Estado Português desde 2009, à empresa Resinorte.

A quantidade de resíduos seletivos recolhidos e entregues para reciclagem encontra-se na tabela e gráficos seguintes.

qarrst
qtd rrs

Podemos verificar que na generalidade a quantidade de resíduos nos últimos anos tem vindo a diminuir, à semelhança do que acontece nos restantes municípios do país. Esta diminuição deve-se à quebra do consumo da população, fruto da conjetura económica.

Para além das recolhas indiferenciada e seletiva referidas, a EMARVR também tem estruturada a recolha de objecto domésticos fora de uso, vulgarmente designados por “Monstros”, em todo o Concelho de Vila Real. Na zona urbana esta recolha é feita na primeira segunda-feira útil de cada mês. Nas restantes zonas é efetuada de acordo com a tabela do ficheiro anexo.

A EMARVR tem ainda instalados 6 oleões em Juntas de Freguesia, 6 em eco escolas e 1 nas oficinas da EMARVR para recolha de óleos alimentares usados, estando, nesta data, a providenciar o reforço destas unidades de recolha.

NOVO SERVIÇO DISPONÍVEL: GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Ecocentro Resinorte

O Município de Vila Real, através da sua empresa municipal, EMARVR, põe à disposição dos seus munícipes um novo serviço: Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD).

O objetivo principal deste serviço é o de auxiliar os cidadãos de Vila Real a encaminhar correta e legalmente os RCD’s, provenientes de obras particulares isentas de licença e também todos os outros que tenham necessidade de se desfazer deste tipo de resíduos, atribuindo um grau mais elevado de corresponsabilização, essencial para uma gestão sustentável.

Assim, a EMARVR disponibiliza dois tipos de serviços:

 

  1. RCD’S INERTES ORIUNDOS DAS OBRAS PARTICULARES ISENTAS DE LICENÇA, até 3100 kg por produtor e por obra:

A deposição é  feita no Ecocentro/ Aterro da Resinorte, (ver mapa supra).

Requisitos para a deposição:

  • Residir no Concelho. Situação comprovável através de cópia da última fatura da EMARVR, a qual deverá de ser entregue no Ecocentro no momento de deposição de RCD;
  • Efetuar o pagamento por deposição: 3,0€/ton, dando cumprimento ao Regulamento da EMARVR e ao Principio do poluidor- pagador;
  • Apresentar a seguinte comunicação, 182.00 Comunicação de RCD, disponível em anexo para download. A referida comunicação também estará disponível no local de deposição e no balcão de atendimento da EMARVR.

 

  1. RCD’S INERTES ORIUNDOS DAS OBRAS PARTICULARES ISENTAS DE LICENÇA, acima dos 3100 kg por produtor:

Este serviço deverá ser requisitado no balcão de atendimento da EMARVR, através do Mod.183.00 Pedido de Recolha de RCD.docx, devidamente preenchido, disponível em anexo para download.

  • Preço para a prestação do serviço é de 270 €/carga/mês

Neste tipo de serviço, a EMARVR põe à disposição dos munícipes/empresas uma prestação de serviço que inclui a colocação de um contentor de obras, a sua recolha, transporte e entrega em destino final.