Projetos das redes prediais – Localização de contadores

20150928_123735_alt

28 Set Projetos das redes prediais – Localização de contadores

Face à necessidade de fazer cumprir a legislação, normas e principalmente as boas práticas do setor, chama-se à atenção de todos os projetistas das redes prediais de abastecimento de água para o artigo 44º do Regulamento do Serviço de Abastecimento Público de Água e Drenagem de Drenagem de Águas Residuais do Concelho de Vila Real. Genericamente, o artigo estipula que os contadores deverão ser instalados em local de fácil acesso a partir da via pública, posicionados no limite da propriedade de modo a que os colaboradores não tenham que entrar em acesso privado ou de condomínio para a realização de leituras, instalação, corte ou qualquer ato de gestão dos serviços, conforme a seguir se transcreve:

Artigo 44.º Localização e instalação das caixas dos contadores

“1.     As caixas dos contadores obedecem às dimensões e especificações definidas pela Entidade Gestora e são obrigatoriamente instaladas em locais de fácil acesso ao pessoal da Entidade Gestora, de modo a permitir um trabalho regular de substituição ou reparação no local e que a sua visita e leitura se possam fazer em boas condições. (…)

3.      Nos edifícios com logradouros privados, as caixas dos contadores devem localizar‑se no exterior do logradouro, junto à zona de entrada contígua com a via pública e com possibilidade de leitura pelo exterior. (…)”

Enfatiza-se que a EMARVR não pode instalar contadores em áreas onde futuramente venha a ter acesso condicionado, tais como áreas de condomínio ou consortes.

Mais informação pode ser consultada na Área Técnica do separador EMAR, através do ficheiro Especificação técnica de materiais – Redes de Água.