Nota informativa

Water and air bubbles isolated over white background

18 Fev Nota informativa

Como poderá verificar na sua factura, o preço da água, para os consumidores domésticos, desceu mais 2% em relação a 2016.
Gostaríamos de poder descer mais, mas esta descida de preço, somada aos 8% de 2016, atinge os 10% de desconto efectivo na factura em apenas três anos, representado para a EMARVR um enorme esforço de racionalidade e gestão, nunca antes alcançado na história do abastecimento de água a Vila Real, que sempre viu os preços desta fatura a subir, sendo o concelho de Vila Real o único do País a efetuar uma redução, e logo tão significativa, nestes serviços.
Sabemos que apesar desta significativa descida, algumas famílias carenciadas continuam com dificuldades em fazer face às suas despesas mensais. Reconhecendo esta dificuldade que alguns atravessam, a Câmara Municipal de Vila Real, disponibiliza para as famílias carenciadas os seguintes programas de apoios sociais:

  • Famílias numerosas (3 ou mais filhos): comparticipação de 50% do consumo mensal de água até 25 m3 e de 50% do montante referente às taxas e tarifas independente mente do consumo de água.
  • Idosos (+65 anos e com rendimento mensal inferior 80% SMN): comparticipação de 50% do consumo mensal de água até 5m3 e de 50% do montante referente às taxas e tarifas independentemente do consumo de água.
  • Famílias desempregadas:
    * até 1 filho: comparticipação de 100% do consumo mensal de água até 5 m3 e de 100% do montante referente às taxas e tarifas referentes a esses consumos até 5 m3.
    * com 2 ou mais filhos: comparticipação de 100% do consumo mensal de água
    até 15m3 e de 100% do montante referente às taxas e tarifas referentes a esses consumos até 15 m3.
  • + Bombeiros: comparticipação de 50% nas tarifas fixas de consumo de água, saneamento e resíduos, para consumidores domésticos com contadores até 15 mm.

Se está numa destas situações, para se candidatar a estes apoios, dirija-se ao Gabinete de Atendimento ao Cidadão instalado no edifício da Câmara Municipal de Vila Real, aberto todos os dias úteis das 8h30 às 15h00.