GOVERNO LANÇA CAMPANHA PARA POUPAR ÁGUA

Fechar torneira

14 Nov GOVERNO LANÇA CAMPANHA PARA POUPAR ÁGUA

Portugal está a viver de momento uma seca severa e extrema em cerca de 90% do seu território, situação que levou o Governo a lançar uma campanha de poupança de água.

“Vamos fechar a torneira à seca” é o tema da ação de sensibilização do Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR, que tem por objetivo consciencializar todos os portugueses de que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.

A campanha que está a ser divulgada através de diversos canais de comunicação, nomeadamente jornais, televisão, rádio, meios digitais e rede multibanco.

Foi também criado um microsite (www.fecheatorneira.pt) que tem informação sobre a seca e conselhos úteis para utilizar a água de forma racional.

“Um minuto da sua atenção”, pode ler-se no anúncio, publicado nos jornais generalistas, alertando que “uma torneira aberta durante um minuto pode gastar 12 litros de água”.

“Fechando a torneira 1 minuto poupamos 12 litros de água. Se todos o fizermos, poupamos 120 milhões de litros por minuto”, informa a campanha, que acrescenta que este valor é “suficiente para garantir as necessidades básicas de um milhão de portugueses.”

“Não controlamos o tempo que faz, mas podemos controlar o que fazemos com o tempo”, alerta. O mês de outubro foi o mais seco dos últimos 20 anos, com 30% da precipitação normal para a época, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No final de outubro, todo o território de Portugal continental se encontra em situação de seca severa (24,8%) e extrema (75,2%).

O vídeo lançado pelo Governo para incentivar os portugueses a poupar água encontra-se aqui também disponível.

Ficheiros para Download