Informação Institucional

A EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. é uma empresa do sector empresarial local cuja ambição é tornar-se numa referência em Portugal no sector da água, saneamento e resíduos.

A sua missão é garantir serviços de excelência no âmbito do abastecimento público de água, de saneamento, de recolha de resíduos e de gestão da rede de água pluvial no concelho de Vila Real de modo a contribuir para a satisfação e qualidade de vida dos cidadãos. Concretizando estes objectivos de forma sustentada, eficiente e com sentido de responsabilidade social.

O actual conselho de administração da EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A., introduziu na empresa uma política de gestão assente na satisfação dos clientes, na melhoria contínua dos seus processos e procedimentos internamentos bem como na inovação, no desenvolvimento sustentável da empresa tudo isto, assente no envolvimento e comprometimento dos seus colaboradores com os objectivos da empresa.

Assim, a satisfação das expectativas e necessidades dos nossos clientes, deverá ser procurada de uma forma rigorosa e sistemática, com adequada sensibilização para a qualidade dos serviços prestados. Aperfeiçoando constantemente os processos e métodos de trabalho, procurando inovar em todas as fases do negócio e adoptando as soluções tecnológicas que assegurem a sustentabilidade económica e ambiental da empresa.

Neste âmbito, o conselho de administração da EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. despende particular atenção no incremente da eficiência do Sistema de Gestão, através de uma revisão periódica e regular da política, dos processos, dos objectivos da empresa bem como, do desenvolvimento dos seus recursos humanos.

Pretendendo deste modo obter níveis de desempenho cada vez mais elevados e atingir um aperfeiçoamento contínuo e uma inovação constante. Assegurando as condições de trabalho, formação e actualização adequadas, incentivando e motivando de forma permanente, desenvolvendo as suas actividades com respeito pelo ambiente e pela segurança.

Por outro lado, a gestão da EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. vê a sua actividade conformada por força do enquadramento legislativo do sector e limitada pelos resultados da auditoria organizacional e financeira que decorreu e foi apresentada durante o ano de 2014.

Assim, conforme é reconhecido pelo Decreto-Lei N.º 194/2009, a actividade desenvolvida pela EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. constitui um serviço público de carácter estrutural, essencial ao bem-estar geral, à saúde pública e à segurança colectiva das populações, às actividades económicas e à protecção do ambiente. Actividade que, desenvolvendo-se em regime de monopólio, entendemos dever reger-se no seu relacionamento com a comunidade (e especialmente com os seus clientes) por princípios de eficácia e transparência. Por outro lado, através da Lei N.º 10/2014 de 6 de Março, foram aprovados os novos Estatutos da Entidade Reguladora dos Serviços, implicando esta alteração legislativa um reforço dos seus poderes.

Assim, todo o quadro legislativo em vigor e o supra mencionado reforço de competências da Entidade Reguladora dos Serviços, implicam assim a implementação de novos e mais exigentes processos para a empresa, impondo novos desafios que é necessário assumir. Neste âmbito, a reorganização dos serviços em curso, não poderá deixar de dar resposta a estes desafios.

Numa outra latitude, se alguns Municípios já dispõem de toda a rede de infraestruturas estando já numa fase de gestão e de renovação do seu património, no concelho de Vila Real tal não corresponde à verdade uma vez que, por exemplo, a rede de saneamento apenas cobre cerca de 63% da população. Taxa de cobertura essa, muito inferior à taxa média do país e da região.

Neste sentido, constitui desígnio do actual conselho de administração da EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A., dentro das suas possibilidades, tudo fazer para que, no novo quadro comunitário de financiamento que se aproxima, possa obter as verbas que lhe permitam recuperar o atraso estrutural de Vila Real nesta área.

Por último, implementada que se encontra a diminuição de 8% na factura da EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. ao consumidor final, cumpre referir que a mesma só foi e será uma realidade graças ao grande esforço de racionalização e contenção das despesas, de combate às perdas, ao desperdício e à optimização dos recursos internos, colocada em prática por este conselho de administração.