EMARVR participa no Seminário “Avaliação dos riscos nos sistemas de abastecimento de água – origens de água”

dav

EMARVR participa no Seminário “Avaliação dos riscos nos sistemas de abastecimento de água – origens de água”

O evento organizado pela a Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA) – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), em parceria com a EMARVR, Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. e Águas do Norte, S.A., teve lugar no Hotel Miracorgo em Vila Real, no dia 28 de Outubro de 2019.

A publicação do Decreto-Lei n.º 152/2017, em 7 de dezembro, altera o regime da qualidade da água para consumo humano. As alterações introduzidas seguem a abordagem relativa aos planos de segurança da água, com base na avaliação de risco e nos princípios de gestão de risco estabelecidos nas suas diretrizes para a qualidade da água potável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tendo por objetivo controlar os riscos para a saúde humana, os programas de controlo devem assegurar a existência de medidas ao longo de toda a cadeia de abastecimento de água e analisar as informações provenientes de massas de água utilizadas para a captação de água potável.

Neste enquadramento, o Seminário foi realizado com o objetivo primordial de tentar esclarecer os técnicos das entidades gestoras sobre o que é esperado da Legislação, do Regulador e das Autoridades de Saúde para desenvolver a avaliação dos riscos nos sistemas de abastecimento de água e também para proporcionar a partilha de experiências e boas práticas entre entidades gestoras. A EMARVR partilhou a sua experiência sobre a avaliação dos riscos nos sistemas de abastecimento de agua, tendo especial enfoque nas origens de água subterrâneas.

O elevado número de inscrições confirmou a pertinência e importância do tema em debate para as entidades gestoras de distribuição de água.

Programa

09:30 Receção aos participantes
10:00 Sessão de abertura (Manuel Moras – AdN; Carlos Silva – AMARVR; Jorge Cardoso Gonçalves – CESA APRH)
10:10 Avaliação do risco – as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 152/2017 (Cecília Alexandre – ERSAR)
10:35 Metodologias de avaliação do risco (Carla Morais – AdN)
11:00 Coffee Break
11:20 Avaliação do risco para a saúde pública (Solange Azevedo – ARS Norte)
11:45 Avaliação do risco das massas de água e poluentes emergentes (Vitorino José – Divisão de Planeamento e Informação APA/ARH do Norte)
12:10 Debate (Moderador: Manuel Moras – ADN)
12:45 Almoço – Livre
14:30 A metodologia de avaliação do risco usada pela Águas do Norte – origens de água superficial (Carla Morais – AdN)
14:55 O caso da EMARVR – origens de água subterrânea (Andreia Cabral – EMARVR)
15:20 A importância da articulação entre entidades em “alta” e em “baixa” (SMAS de Leiria*)
16:20 Debate (Moderador: Carlos Silva – EMARVR)

Parceiros

 

aprh