EMARVR continua a investir em saneamento – Vale da Campeã

20150218_143439

23 Fev EMARVR continua a investir em saneamento – Vale da Campeã

A EMARVR candidatou-se ao apoio de fundos comunitários, no âmbito do aviso para apresentação de candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) n.º 12-2016-38, com vista à construção do sistema de drenagem de águas residuais no Vale da Campeã.

A obra aprovada pela Comissão Diretiva do Programa, terá um custo total estimado de seis milhões de euros, estando prevista a comparticipação comunitária no valor de três milhões. A este, acrescerá ainda o investimento necessário à execução do emissário, a cargo da empresa Águas do Norte S.A., no valor estimado de 1,6 milhões de euros. Será assim investido o total de 7,6 milhões de euros no saneamento do Vale da Campeã.

A concretização desta candidatura, com conclusão prevista para o final de 2018, possibilitará a ligação à rede pública de 1.750 pessoas e envolverá a instalação de 36 km de coletores, 4 estações elevatórias, entre outros.

Simultaneamente, embora sem o apoio comunitário, a EMARVR procederá também à remodelação da rede de abastecimento, que permitirá dar mais garantias no fornecimento de água e contribuir para a redução do volume de perdas.

Esta operação contribuirá para o cumprimento da Diretiva de Águas Residuais Urbanas (DARU), através da eliminação de focos de contaminação como são as fossas séticas, muitas vezes geradoras de escorrências e infiltrações.

Por outro lado, o Vale da Campeã constitui um dos poucos aglomerados em falta para se fechar o SAR Vila Real, pelo que estes investimentos permitirão também otimizar a capacidade instalada na ETAR de Vila Real e nos emissários construídos para o efeito.

É certo que existem outras povoações que carecem destas infraestruturas, pelo que continuaremos a trabalhar para o bem-estar e desenvolvimento das populações do Concelho.