EMARVR Com Certificação de Qualidade e Ambiente

Imagem1

28 Mai EMARVR Com Certificação de Qualidade e Ambiente

A EMARVR obteve a Certificação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Ambiente, implementado em conformidade com as normas internacionais NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015.

A preocupação da EMARVR em prestar um serviço com qualidade aos seus clientes levou esta empresa a refletir na necessidade da Certificação dos seus Sistemas de Gestão de Qualidade e Ambiente, de forma a ver reconhecidas as boas práticas de gestão, no âmbito dos serviços de “gestão de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água de abastecimento; gestão de infraestruturas de recolha, tratamento e rejeição de águas residuais; gestão e fiscalização do contrato de recolha de resíduos sólidos urbanos; serviços de atendimento e gestão de clientes”.

Sendo, cada vez mais uma imposição de mercado, mesmo a nível internacional, a Certificação confere à organização uma melhoria no desempenho organizacional, na motivação dos colaboradores, permitindo o seu envolvimento na política de qualidade da organização, na melhoria da produtividade e na obtenção de valor acrescentado para a organização, além de contribuir para a redução de custos, devido à diminuição de desperdícios, rejeições e reclamações.

Por todos estes fatores e visando a satisfação das partes interessadas (clientes, fornecedores, colaboradores, e meio envolvente) através de uma gestão eficaz, a EMARVR implementou um Sistema de Gestão Integrado das áreas de Qualidade e Ambiente, utilizando a metodologia de identificação e integração dos requisitos estabelecidos nas Normas ISO (International Standard Organization), de Qualidade (NP EN ISO 9001) e Ambiente (NP EN ISO 14001), com especial enfoque para a última revisão (2015).

Tendo como base os princípios do PDCA (do inglês plan – planear, do – executar, check – verificar e act – atuar), a implementação desenvolveu-se de acordo com as seguintes fases:

  • Fases 1 e 2 (diagnóstico e plano de ação) – Plan: consistiu em estabelecer os objetivos do sistema e os seus processos, bem como os recursos necessários para obter resultados de acordo com os requisitos do cliente e as políticas da organização e identificar e tratar riscos e oportunidades.
  • Fase 3 (processos e procedimentos) – Do: consistiu em implementar o que foi planeado.
  • Fase 4 (auditorias) – Check: consistiu em monitorizar (onde aplicável), medir os processos e os produtos e serviços resultantes por comparação com políticas, objetivos, requisitos e atividades planeadas e reportar os resultados;
  • Fase 5 (ações corretivas) – Act: consistiu em empreender ações para melhorar o desempenho, conforme necessário. Ou seja, elaborar e estruturar o plano de melhorias a efetuar.

Concluídas as fases de implementação com êxito, reuniram-se as condições necessárias à Certificação do Sistema de Gestão implementado.

A certificação consiste no reconhecimento por um organismo idóneo e independente, neste caso a APCER, de que a organização dispõe de um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Ambiente, implementado de acordo com as normas citadas. É desta forma demonstrado pela Empresa o seu compromisso com o Ambiente, com a Qualidade (do produto fornecido e do serviço prestado) e a satisfação dos seus clientes.

A formalização da certificação foi realizada numa cerimónia de entrega dos respectivos certificados, pela entidade certificadora –  APCER,  à EMARVR, no dia 24/05/2017, nas instalações do edifício sede da Empresa Municipal.

Constituindo a Qualidade e o Ambiente, áreas fulcrais para o crescimento e desenvolvimento sustentável da organização, pode-se inferir que é difícil a mensuração dos retornos obtidos com a certificação dos sistemas de gestão integrados a curto prazo. Porém percebe-se a evolução de alguns fatores como a melhoria nos processos, direcionando a empresa para uma visão correta das suas atividades; a uniformização e aprimoramento dos procedimentos; a nova imagem da empresa perante a sociedade, fornecedores e clientes; uma nova cultura organizacional com colaboradores mais motivados e com maior envolvimento em suas atividades; elevados padrões de qualidade nos serviços prestados aos clientes e no desempenho ambiental, demonstrado junto das entidades governamentais e da sociedade. Estes fatores em conjunto contribuem para a satisfação do cliente e rentabilidade na organização.

VANTAGENS PARA OS CONSUMIDORES

  • Garantia de que o produto ou serviço que adquire é fruto de um processo de padronização, com a procura contínua pela qualidade.
  • Garantia de que a Empresa verifica os produtos e corrige, sempre que necessário, para que não existam desvios ao padrão de qualidade.
  • Confiança em como a organização tem processos produtivos consistentes e que está ativamente a melhorar para criar um melhor serviço para os utilizadores.
  • Necessidades e expectativas correspondidas.
  • Maior grau de satisfação.

 Mais Qualidade, Mais Ambiente, Melhor Qualidade de Vida!