EMARVR apela à poupança da água

水を受け止める手

21 Jul EMARVR apela à poupança da água

“Água. Poupe agora…para não Faltar depois!” é o mote da campanha de sensibilização  que a EMAR de Vila Real está a promover junto da população.

O longo período sem precipitação que tem afetado o nosso território no ano corrente, consequência das alterações climáticas e das imprudências de alguns comportamentos humanos sobre a utilização da água, estão a pôr em causa, de forma acelerada, as reservas de água em alguns sistemas do Concelho de Vila Real.

Nestes últimos meses é notória uma descida drástica dos níveis freáticos de água nos solos, nas barragens e nas origens locais de abastecimento público. Este cenário, associado ao aumento dos consumos de água, muito acima dos valores normais e aceitáveis, poderá comprometer o consumo essencial em alguns lugares, nomeadamente nas freguesias de maior escassez, tais como:

  • Campeã
  • Torgueda
  • Mondrões
  • União das freguesias de Pena, Quintã e Vila Cova
  • União das freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã
  • União das freguesias de Borbela e Lamas de Olo

Com o objetivo de alertar os utilizadores do sistema público de abastecimento para os riscos da atual situação de seca, a EMARVR intensifica o apelo ao uso eficiente da água, apresentando alguns “conselhos” para situações do dia-a-dia, nas quais se deve fazer um uso mais responsável deste recurso escasso, evitando o seu desperdício.

Esta campanha será difundida por carta, através de um flyer, que será distribuído com a próxima fatura mensal, no qual se apresentarão vários conselhos sobre como poupar água em situações comuns, tais como tomar duche, escovar os dentes, cozinhar, lavar loiça, roupa, regar o jardim, cuidar da piscina, controlar regularmente o contador, verificar a existência de fugas, fechar bem as torneiras, entre outras.

Será também dinamizada pelos suportes de imprensa da C.M. de Vila Real (site e Facebook) e pelo website oficial da EMARVR.

No sentido de procurar minimizar os possíveis inconvenientes de uma qualquer rotura no abastecimento de água às populações, a EMARVR está também a implementar um Plano de Contingência, assegurando o abastecimento de água aos lugares de maior risco, através do transporte de água em autotanques para reforço dos reservatórios locais.

Contudo, só com a colaboração de todos, se poderá enfrentar este período extraordinário e excessivamente prolongado de ausência de precipitação, garantindo que a água seja suficiente para toda a população do Concelho. Nesse sentido, reforça-se o apelo a todas as instituições, atividades industriais, ao comércio e aos consumidores domésticos, que adotem medidas de contenção dos consumos e de maior aproveitamento da água, através de comportamentos responsáveis no dia-a-dia.

A imprevisibilidade da seca e das suas consequências justificam uma atenção permanente de todos os cidadãos.

Contamos com a colaboração de todos!

Flyer_frente

Flyer_verso