EMARVR anuncia campanha de sensibilização ambiental para promover a separação de resíduos

ConfImprensaResinorte-13

EMARVR anuncia campanha de sensibilização ambiental para promover a separação de resíduos

A EMAR de Vila Real anunciou hoje uma campanha de sensibilização ambiental para promover a separação de resíduos e aumentar a recolha seletiva, face à a necessidade de cumprimento das metas a nível nacional e comunitário, que impõem o aumento significativo da recolha seletiva e da reciclagem, incrementando a eliminação progressiva da deposição direta em aterro.

A iniciativa conta com o apoio da empresa Resinorte, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos neste Município e vai incidir na comunidade escolar, no comércio local e nos grandes eventos realizados no concelho.

Esta campanha engloba várias ações, tais como:

A NOSSA CASA É UM PLANETA”: Esta ação contempla a disponibilização de 3 filmes especialmente concebidos para o efeito, com conteúdos adequados para as diferentes faixas etárias, dos estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Real. Com uma abordagem inovadora e projetado em planetários itinerantes, estas ações além da apresentação dos filmes contemplam jogos sobre a temática ambiental.

Esta atividade iniciar-se-á  nos dias 5 e 6 de novembro nos seguintes estabelecimentos de ensino:

  • Agrupamento de escolas Diogo Cão;
  • Agrupamento de escolas Morgado de Mateus;
  • Escola Secundária de S. Pedro;
  • Escola Secundária Camilo Castelo Branco;
  • Colégio Moderno de S. José:
  • Colégio da Boavista;
  • Nuclisol Jean Piaget Vila Real

ECOVALOR”: O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais, direcionadas para Estabelecimentos de Ensino e para toda a Comunidade Escolar em Vila Real. Para o efeito serão realizadas ações de sensibilização nas próprias escolas, dotando todas as salas de aula de equipamentos para a separação de resíduos (Ecobags). A adoção destas boas práticas serão recompensadas com a atribuição de um valor monetário para cada estabelecimento de ensino.

“ECOEVENTOS”: Esta é uma ação pontual, certificada pela Resinorte, que se realiza num espaço pré-definido, com duração limitada no tempo, sendo um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade. Os EcoEventos são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão, sensibilização no local do evento e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separadas corretamente.

A iniciativa será levada a efeito nos seguintes eventos:

  • Festas da cidade ( St.o António e Marchas Populares, S. João e S. Pedro);
  • Circuito Internacional de Vila Real;
  • Rock Nordeste;
  • Festa das Famílias;
  • Caliscross
  • Triboll
  • Meia-Maratona de Vila Real

“COMÉRCIO a reciclar”: Esta ação é destinada aos agentes do canal HORECA (HOteis, REstaurantes e CAfés), comércio e serviços, com a pretensão de dar apoio aos estabelecimentos comerciais de Vila Real, a partir de uma relação próxima com o objetivo de promover a separação dos resíduos valorizáveis de forma adequada. Durante as visitas a cada estabelecimento serão entregues ecobags e esclarecidas as dúvidas sobre a separação de resíduos, bem como os seus benefícios. Além disso, nos estabelecimentos do Canal HORECA aderentes serão entregues contentores para a separação do vidro, embalagens e papel.

 Além destas iniciativas de sensibilização, será reforçada a rede de Ecopontos, através de:

COLOCAÇÃO DE NOVOS ECOPONTOS: A rede de ecopontos do concelho de Vila Real será reforçada com mais 50 ecopontos de superfície, dos quais 7 na cidade de Vila Real e os restantes nos territórios rurais das freguesias, aumentando a rede de ecopontos dos atuais 253 para 303.

ALARGAMENTO DA RECOLHA PORTA-A-PORTA (PaP) – O Concelho de Vila Real possui há vários anos um sistema de recolha de resíduos valorizáveis PaP, estando este sistema implementado no Centro Histórico da cidade (zona comercial), num total de 230 estabelecimentos contemplados. Esta rede irá ser alargada a mais 200 estabelecimentos, atingindo-se assim um total de 430 estabelecimentos.

O objetivo final desta campanha será em 2020, o Concelho de Vila Real, passar dos atuais 26kg/hab/ano de separação de resíduos valorizáveis para a meta de 41kg/hab/ano, meta ambiciosa que só será possível ser alcançada com a participação de todos os cidadãos.

aaaaaa (1)Mais Reciclagem, Melhor Ambiente, Melhor Qualidade de Vida!

Colabore.